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5 dicas para melhorar a convivência entre os colaboradores da sua empresa

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

5 dicas para melhorar a convivência entre os colaboradores da sua empresa

Antes de ser um grande líder, é preciso ser um grande comunicador. A comunicação é o ponto principal para manter um bom relacionamento entre toda a empresa. A melhor forma de ter uma eficiência nos processos empresariais, é fazendo o alinhamento da comunicação interna.

Por conta da má comunicação entre funcionários e setores, é muito comum casos onde empresas perdem seu faturamento. E, a perda contínua de produtividade afeta a motivação de funcionários gerando, assim, mais um problema na corporação.

O que é preciso fazer para que sua empresa tenha uma forte comunicação interna? Qual caminho você deve seguir para criar um ambiente melhor junto com seus funcionários?

Confira cinco dicas:


Crie meios para repassar as informações

Para tudo fluir do jeito certo, é necessário que a informação chegue em todos os funcionários ao mesmo tempo.

E, por isso, deve-se criar meios para repassar essas informações de forma rápida e direta.

Mural de notícia, e-mail marketing, newsletter com as principais ações e novidades da empresa, uma página de intranet, uma rádio ou TV corporativa, são algumas opções da comunicação interna. As possibilidades de ações são muitas, basta escolher qual se encaixa melhor no seu orçamento.


Reconheça o trabalho de seus funcionários

Receber elogio e ser reconhecido por suas atividades é sempre bom. Mostre aos funcionários que valoriza o trabalho deles. Elogiar uma pessoa por suas conquistas e ideias é muito importante, além de ajuda na estratégia de comunicação interna. Afinal, profissionais satisfeitos “vestirão a camisa” e darão seu melhor cada vez mais.

Outra forma de estimular a equipe é estabelecer metas e implantar premiações, bônus ou comissões. Nesse caso, é preciso deixar claro como funciona o sistema para que todos possam concorrer igualmente.


Escute os colaboradores

Nunca se esqueça que a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, os líderes da empresa são os porta-vozes, mas os funcionários também devem expor suas ideias e opiniões.

É importante ter um canal para eles se sentirem à vontade para interagir com os chefes, dando ideias e questionando processos.

Desse espaço poderão surgir vários feedbacks de quem realmente acompanha o dia a dia da empresa em várias operações.

Promova a interação entre a equipe

Cada pessoa tem sua crença, personalidade, cultura e costumes. Cabe ao gestor fazer com que elas sejam capazes de interagir e tenham um bom relacionamento na corporação. É importante disseminar e investir na cultura organizacional para que todos conheçam a sua missão, objetivos e padrão de atuação.

Quando a empresa mantém uma cultura saudável, os funcionários costumam mostrar um trabalho em equipe mais eficiente, melhorando o desempenho da empresa como um todo.

Uma dica para auxiliar nesse processo, é promover a troca de informações entre os funcionários nos canais oficiais da empresa. Assim, eles se sentem parte do sistema de comunicação da companhia e as fofocas e conversas de corredores certamente serão reduzidas.


Jogue limpo com a equipe

Um líder é admirado e serve de exemplo para muitos funcionários. Ninguém comanda uma equipe sem ter uma boa dose de empatia, caráter, princípios éticos, senso de justiça e honestidade.

Essas qualidades são as mais eficientes para gerar uma boa comunicação e estreitar o relacionamento com os funcionários. Um bom líder deve jogar limpo com o time e ter a capacidade de dar um feedback para expor algo que não esteja funcionando da forma que deveria, além, é claro, de reconhecer quando está errado. O verdadeiro líder não se diminui por admitir que errou, porque sabe que todo mundo é passível de erro.