Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

7 dicas para ter um blog de sucesso

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

7 dicas para ter um blog de sucesso

Quem acessava a internet entre os anos 90 e 2000 deve se lembrar de que os weblogs (em inglês significa “diários da rede”) eram as mídias mais populares naquela época. Utilizados como meio das pessoas relatarem tudo o que achassem realmente interessante, estes ganharam força após o surgimento das plataformas gratuitas Blogger e Wordpress.

Mesmo diante das variedades de mídias online, como YouTube, LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outros, os blogs fazem cada vez mais parte da rotina dos internautas. Por isso, se você pretende criar e alimentar um endereço na web para chamar de seu, destacamos sete dicas para começar com o pé direito. Continue lendo para saber mais!

1 – Escolha a plataforma

Antes de qualquer coisa, veja qual plataforma combina mais com o tipo de página que deseja criar. As mais comuns são: Blogger, WordPress, Wix, Tumblr, Medium, entre outras. O mais bacana é que elas oferecem ferramentas para personalizar o layout de acordo com o tema à sua escolha.

Para os indecisos, há duas opções de telas: as pagas ou gratuitas. O que vai diferenciar é a quantidade de recurso que cada uma delas vai oferecer. Em alguns casos, há até mesmo a possibilidade de registrar um domínio para o seu blog ficar mais parecido com um website.

2 – Pense em um domínio e target

Caso pretenda conquistar a fama, a dica é pensar em nomes de fácil pronúncia. Para você que vai começar um blog do zero, o ideal é definir bem o nicho de atuação. A dica é planejar qual será o seu assunto central e todos os possíveis conteúdos relacionados

3 - Trace um objetivo

Pense em um plano de ação para estipular aonde você quer chegar. Para isso, responda as seguintes perguntas: Por que você quer ter um blog? Quer ganhar dinheiro na internet? Conquistar clientes para a sua empresa? Expor as suas ideias? 

Após definir um objetivo, crie mecanismos para conquistar todas as suas metas e também mensurar as suas ações

4 – Faça um planejamento de conteúdo

Enfim, a parte mais importante! Depois de decidir a plataforma, domínio, público-alvo e as suas pretensões, pense em um conteúdo dinâmico, direto e que fale a língua de seu leitor. Não adianta escrever textos com palavras rebuscadas se o seu público for, sobretudo, jovem. 

Antes de divulgar o seu endereço para começar a ter acessos, suba, pelo menos, três textos. Vale lembrar que o leitor gosta de ser alimentado com novidades. Portanto, forneça o alimento para que o blog seja sempre visitado.

5 – Aprenda a usar o recurso SEO

Um ótimo aliado que não pode faltar para que você tenha um blog de sucesso é o SEO (Search Engine Optimization). Caso desconheça esta técnica, procure na internet guias explicativos para que você aprenda mais sobre essa estratégia busque agências que possam mensurar resultados para você, com o objetivo de tornar seu blog mais atrativo para os mecanismos de busca, subindo grau de relevância no Google

6 – Case com as redes sociais

Utilize os principais canais na internet para fazer o seu blog aparecer. As redes sociais podem ser o principal meio de divulgar o seu endereço. Crie uma página no Facebook, perfil no Instagram, canal no YouTube e se comunique com o seu público de uma maneira diferente e divertida.

Nenhuma outra ferramenta tem a força de compartilhamento viral que as redes sociais têm. Por isso, é indispensável que você se torne ativo nestas plataformas.

7 – Mensure resultados 

Algumas mídias oferecem gráficos demonstrativos da quantidade de acessos no dia, publicações mais lidas, país de origem dos visitantes, entre outros. Estes recursos são interessantes, pois permitem que você veja quais os assuntos de interesse das pessoas que leem o seu blog

Mensurar resultados é aprender com os erros e acertos. Faça sempre os ajustes necessários e melhore cada vez mais!

Quer criar um blog, mas não tem tempo de fazer os conteúdos? Deixe com a gente! A Trixe tem mais de 10 anos de experiência em comunicação. Caso deseje se comunicar com o seu público, deixe um comentário abaixo.