Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

7 filmes indispensáveis para aprimorar sua comunicação

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

7 filmes indispensáveis para aprimorar sua comunicação

Não é preciso amar cinema para ser um bom profissional de comunicação. Porém, é indispensável nunca parar de buscar meios para aprimorar seus conhecimentos na área. Para seguir em frente nesta missão, o cinema pode ser um grande aliado.

Fala a verdade: quem nunca viu um filme e pensou “bem que poderia ser eu ali”? Reais ou não, as histórias que podem nos dar lições de jornalismo, relações públicas ou comunicação corporativa influenciam positivamente em nosso aprendizado e nos tornam profissionais melhores.

Se você estuda, trabalha na área ou simplesmente é apaixonado por comunicação, não pode deixar de assistir os filmes que te indicaremos a seguir!

Cidadão Kane (1941)

Este é, sem dúvida, um filme indispensável para qualquer jornalista. O sistema midiático nunca foi tão bem retratado quanto em “Cidadão Kane”, que é considerado um dos melhores filmes da história. Com técnicas de filmagem inovadoras para a época, como usar a posição da câmera para transmitir fragilidade ou grandiosidade, além da oscilação do claro e sombrio em momentos estratégicos, este filme conta a história de Charles Foster Kane, um dos homens mais importantes da época, sua história de ascensão e a busca dos jornalistas locais pelo significado de “Rosebud”, a última palavra dita por ele.

A Sociedade do Espetáculo (1973)

Mesmo numa época em que não existia celulares, internet ou até mesmo reality show, o filme faz uma crítica sobre como a vida privada do ser humano se tornou um espetáculo produzido e disseminado pela sociedade. A obra, que é baseada em um livro, também critica a forma como as pessoas se unem por meio dele. 

Todos os Homens do Presidente (1976)

Baseado no livro homônimo, o filme conta o desenrolar do maior escândalo político dos Estados Unidos, que resultou na renúncia do então presidente, Richard Nixon. O caso Watergate é considerado, inclusive, uma das maiores investigações jornalísticas do mundo. O filme mostra a redação da época – muito diferente dos dias atuais – e o esforço que era necessário para apuração de fatos.

O Show de Truman (1998)

Truman é um cidadão comum que vive em uma pequena cidade e tem hábitos normais, porém, com um grande diferencial: sem que ele saiba, sua vida é transmitida ao vivo para o mundo inteiro desde o seu nascimento. Muitas vezes, os acontecimentos de sua vida são manipulados para provocar reações que geram audiência para o reality show. Este filme mostra como a indústria midiática pode ser tendenciosa.

Quase famosos (2000)

A maioria dos jornalistas sonhava desde cedo que um dia realizaria o sonho de atuar profissionalmente na área que ama. É o caso do jovem William Miller, personagem principal deste filme, que, com apenas 15 anos, se torna repórter da Revista Rolling Stones. Para produzir uma reportagem de capa, ele viaja com a banda Stillwater e fica muito íntimo dos integrantes. Ao longo dos dias, presencia momentos que seriam incríveis furos de reportagem e se depara com uma questão ainda muito debatida no jornalismo: a relação com o entrevistado pode interferir na imparcialidade da matéria?

Capote (2005)

Para mostrar como nasce um livro-reportagem, o filme conta como foi escrito “A Sangue Frio”, uma das obras literárias mais famosas de Truman Capote. Vale assistir e conferir as técnicas de apuração e entrevista utilizadas!

A Rede Social (2010)

O Facebook é uma das mais valiosas ferramentas da comunicação corporativa, entretanto, não nasceu com esse propósito. O filme levanta algumas questões sobre o desafio de empreender: desenvolver um produto inovador, envolver pessoas com a sua marca, liderar equipes, lidar com processos judiciais, entre outros.

Esquecemos algum grande filme? Deixe sua sugestão abaixo nos comentários! Quer ler mais textos como este? Siga nosso blog e fique por dentro de várias dicas legais sobre o universo da comunicação!