Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

A análise S.W.O.T pode alavancar seus negócios e sua vida

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

A análise S.W.O.T pode alavancar seus negócios e sua vida

Quem tem uma empresa sabe que para almejar prosperidade no negócio é preciso ter um bom planejamento. Por isso, entre a década de 60 e 70, professores da Harvard Business School desenvolveram a análise S.W.O.T, uma sigla em inglês que é capaz de avaliar as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de uma organização.

Primeiramente, é preciso colocar em prática algumas técnicas de marketing antes de desenhar a matriz S.W.O.T. Para uma empresa ter mais clareza sobre o momento em que ela se encontra, existe a Análise Situacional. Este estudo é capaz de localizar as questões internas, como os produtos, os tipos de serviços, número de funcionários, entre outros pontos importantes da situação que a empresa vive. Esse planejamento é essencial para a organização identificar os pontos fortes e fracos de seu negócio

Já para analisar as situações externas, o ideal é fazer a Análise Macroambiente, que ficará responsável por dar o diagnóstico demográfico, social, político, econômico, cultural, tecnológico, entre outros ligados ao segmento da companhia. É de extrema importância ter todos os pontos estudados e esmiuçados para identificar as oportunidades e ameaças do setor em que atua.

Combinar estes dois ambientes – interno e externo – faz com que a empresa tome decisões apropriadas e que também saiba aproveitar as chances disponíveis, mas nem sempre estão visíveis. Esta ferramenta, bastante utilizada pela área de administração, auxilia a organização em diversos aspectos, principalmente para se posicionar no mercado e se diferenciar da concorrência.

Análise S.W.O.T é uma técnica milenar

Apesar de ser uma técnica contemporânea, existem registros de sua utilização há mais de dois mil anos pelo filósofo chinês Sun Tzu, no livro “A Arte da Guerra”. Esta criação, também conhecida pelos administradores como “a Bíblia da estratégia”, reúne uma série de dicas que podem ajudar uma empresa a solucionar conflitos e a conquistar o sucesso.

Composta por treze capítulos, a obra aborda aspectos da estratégia de guerra em cada um, dando um panorama de todos os caminhos para um combate racional e vitorioso. Algumas teorias apontam que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas da história como Napoleão, Zhuge Liang, Takeda Shingen, Mao TseTung, entre outros.

A citação “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”resume bem o conceito S.W.O.T. Não é à toa que profissionais das mais diversas áreas de atuação usam como referência em planos de ação, estudos específicos ou até mesmo na vida pessoal.

A análise S.W.O.T em sua vida pessoal

Assim como as empresas, tudo o que pretendemos realizar em nossa vida demanda um planejamento adequado. Porém, a agitada rotina faz com que na maioria das vezes não percebemos o que é preciso mudar. Quando você pensa em viajar, por exemplo, é preciso definir a melhor época, um bom roteiro, pensar no orçamento, entre outros detalhes que são fundamentais para que tudo dê certo. Ou até mesmo quando pretende fazer um almoço em família: tudo tem que ser raciocinado: quantidade de talheres, copos, pratos e até mesmo de comida. 

De um modo geral, todo ser humano tem desejos e objetivos, porém, para que eles aconteçam é preciso traçar metas. Coloque no papel o que você pretende e em qual período de tempo você espera realizá-las. Organize tudo em uma planilha e acompanhe cada novidade. Lembre-se: o planejamento é importante para tornar seus sonhos em realidade.

Você alcançou o sucesso de sua empresa por meio da análise S.W.O.T? Conhece outra técnica estratégica? Compartilhe as suas experiências conosco! Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da comunicação corporativa.