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A importância do endomarketing para gerar uma mudança

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

A importância do endomarketing para gerar uma mudança

Todo mundo gosta de se sentir motivado, não é verdade? Seja numa tarefa em casa, entre os amigos ou, principalmente, no ambiente de trabalho. Essa energia, proporcionada pela vontade de fazer acontecer, vem do impulso para atingir os objetivos. E nós acreditamos nessa força.

Todo mundo gosta de se sentir motivado, não é verdade? Seja numa tarefa em casa, entre os amigos ou, principalmente, no ambiente de trabalho. Essa energia, proporcionada pela vontade de fazer acontecer, vem do impulso para atingir os objetivos. E nós acreditamos nessa força.


Por isso, a Trixe atua desde o planejamento e criação até a execução de campanhas de endomarketing: ações criativas especialmente pensadas para incentivar e engajar os colaboradores, fazendo com que se sintam parte da empresa. Devido ao sucesso que alcançamos por meio destas iniciativas, destacamos dois cases aqui neste post. Confira abaixo!


Campanha do Agasalho


Durante o mês de junho de 2016, planejamos uma ação especialmente para o inverno. Nessa época, algumas empresas normalmente se preparam para iniciar a Campanha do Agasalho, e com a gente não foi diferente. A Trixe foi motivada a fazer algo realmente impactante e, por isso, pensamos fora da caixa antes de desenharmos essa iniciativa para a Gocil Segurança e Serviços, nosso cliente.


Antes de tudo, estudamos como foram feitas as ações nos anos anteriores. A partir disso, criamos um jogo divertido e ao mesmo tempo eficiente. O objetivo era único: engajar os colaboradores a juntarem o maior número possível de peças de roupas para doação, com a intenção de ultrapassar o número arrecadado nos anos anteriores: cerca de 100 unidades em 2014 e 300 peças em 2015.


A partir deste número, desenvolvemos um tema especial para a campanha de 2016. O slogan “Quanto mais você doa, mais você aquece” estampou as vinte caixas distribuídas entre todas as duas principais unidades da empresa. À medida que as roupas preenchiam o interior da caixa, que possuía um recorte em forma de termômetro, a temperatura subia. Além disso, criamos uma comunicação visual composta por adesivos nos espelhos dos banheiros, cartazes e e-mails marketing semanais.


Em quase dois meses de ação, mais de 500 colaboradores se engajaram na iniciativa. Com o objetivo de motivá-los ainda mais, pensamos em presentear o andar que reunisse mais peças. Para premiar a equipe mais engajada, promovemos um super café da manhã destinado ao time campeão. O resultado da campanha foi surpreendente: foram reunidos ao todo 1.046 agasalhos. Todas as roupas foram doadas para instituições de apoio a moradores de rua e pessoas carentes.


 Campanha Organize-se


Nosso departamento de endomarketing, em parceria com a Comunicação Interna da Gocil, preparou durante os meses de julho e agosto de 2016 uma ação bastante especial para os colaboradores dos escritórios de São Paulo: a Campanha Organize-se.


Inspirada no princípio japonês dos 5S, a iniciativa visava explorar os significados de cinco palavras: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (saúde e higiene) e Shitsuke (autodisciplina). A partir desse conceito, desenvolvemos conteúdos semanais que incentivaram os colaboradores a terem mais qualidade de vida no trabalho.


Durante as cinco semanas de campanha, os escritórios de São Paulo foram surpreendidos com dicas de organização de Personal Organizers, informações sobre como manter o ambiente de trabalho e a vida em ordem e brindes exclusivos relacionados ao tema, como pastas organizadoras, álcool em gel para higienização das mãos, e kit com borrifador e toalha para limpeza individual de computadores.


O resultado não poderia ter sido diferente: na primeira semana de campanha, foram recolhidos mais de 300 quilos de papel e cerca de 100 quilos de plástico. Já na segunda semana, foram retirados das mesas cerca de 150 quilos de papel e mais de 60 quilos de plástico. O mais bacana dessa iniciativa é que todos os resíduos descartados foram enviados para a reciclagem, garantindo o melhor para o meio ambiente e também para a empresa.


O que achou dessas iniciativas que promovemos? Caso tenha interesse em saber mais sobre os nossos cases, continue acompanhando o nosso blog. Fique à vontade para comentar nas nossas redes sociais!