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As vantagens estratégicas de uma agência boutique

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

As vantagens estratégicas de uma agência boutique

Atualmente, para uma empresa se manter sólida no mercado é imprescindível possuir um atendimento de qualidade. Por menor que seja a estrutura, toda organização deve analisar a postura como se comunica com seus clientes, fornecedores e até mesmo com os colaboradores. Afinal, simpatia, gentileza e respeito são comportamentos essenciais para um reconhecimento positivo de uma marca no mercado.

De acordo com uma pesquisa feita em 2014 pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), 61% dos consumidores brasileiros afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O estudo ouviu 1.350 pessoas de cinco estados diferentes e de todas as classes sociais. 

Saiba a diferença entre agência boutique e agência pequena

Oferecer atendimento personalizado, ser mais eficiente e proporcionar excelentes resultados são alguns dos pilares do conceito de agência boutique. Diferente das corporações de grande porte, essa modalidade oferece uma estrutura compacta e serviços especializados. O objetivo é propor que o cliente se sinta em casa e não tenha hora para ir embora.

Entretanto, há quem confunda o conceito de boutique com o de agência pequena. Buscar a maximização dos lucros e dos resultados por meio da prestação dos serviços mais lucrativos e a terceirização de serviços menos lucrativos é o que acontece na agência boutique. Com essa divisão de tarefas, é possível enxergar melhor os prazos e ter um comprometimento maior com os clientes, promovendo maior qualidade no atendimento.

Já a agência pequena não costuma estipular muitos critérios em suas prospecções. Além de tudo, os trabalhos normalmente ficam concentrados em uma mesma pessoa ou em um atendimento júnior, o que leva à perda de foco, sobrecarga de tarefas e, consequentemente, há queda na qualidade do serviço. 

A Trixe é uma agência boutique

Após estudos em sua área de atuação, a Trixe Comunicação Estratégica se posicionou no mercado como uma agência boutique. De acordo com a diretora Patrícia B. Teixeira, que defende a deliberação organizacional, viu ao longo do tempo a equipe desenvolver uma visão menos hierárquica e mais autônoma. O resultado? Maior flexibilidade e mais independência no atendimento.

Hoje, a Trixe possui um núcleo formado por colaboradores e fornecedores experientes que trabalham em contato direto e diário com os clientes. “Acredito que a comunicação ainda tem seus velhos princípios: escutar o outro, olhar nos olhos, analisar o que a empresa deseja e entender a melhor solução para o negócio”, destaca a diretora.

Comprometimento é a palavra de ordem 

Preocupada em garantir a excelência no trabalho prestado, Patrícia relembra um acontecimento em uma ação de endomarketing para uma empresa de grande porte no Rio de Janeiro. “Precisávamos entregar mais de 200 cupcakes em comemoração ao aniversário do cliente, porém, os fornecedores da capital carioca não foram aprovados em nossos testes. Para evitar qualquer imprevisto e garantir a qualidade do serviço contratado, compramos os bolinhos em São Paulo e eu mesma dirigi cerca de 400 quilômetros até o Rio”, conta.

Graças ao comprometimento da Trixe, a campanha interna foi realizada conforme o planejado, os prazos foram cumpridos e os cupcakes entregues com sucesso. “Somos uma agência que atende de forma personalizada e profissional, por isso faço questão de acompanhar tudo de perto e fazer a história acontecer”, finaliza.

Como você costuma avaliar o atendimento de uma empresa? Já passou por uma situação parecida com a nossa? Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de nossos cases e conteúdos exclusivos!