Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Assessoria de imprensa ainda dá certo?

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Assessoria de imprensa ainda dá certo?

Diante das constantes transformações digitais e tecnológicas, e um público cada vez mais conectado e dinâmico, muitas empresas têm se questionado: trabalhar a gestão de relacionamento com jornalistas, por meio do serviço de assessoria de imprensa ainda é importante?

Mas, antes de responder a essa pergunta, a Trixe te convida a refletir sobre do que se trata esse tipo de serviço.  Ao contrário do que sugere o próprio nome da atividade, o papel da assessoria de imprensa não se limita apenas em conquistar espaços em veículos de comunicação, mas também contribuir com o fortalecimento, ou construção, da imagem de uma organização de forma ampla.

A contratação desse tipo de trabalho pode ser uma ótima solução para a organização, porém sempre deve haver um alinhamento das expectativas, uma vez que o papel do assessor de imprensa não se limita apenas ao envio de press releases aos jornalistas de diferentes veículos de comunicação.

Para garantir um trabalho de sucesso, é preciso que o profissional ou a agência de PR contratada analise e determine muito bem as necessidades do cliente, traduzindo-as em um plano de comunicação eficaz, que inclui diferentes ações de relacionamento com a imprensa.

O planejamento a ser elaborado deve sempre enxergar a organização por vários ângulos, uma vez que cada tema (seja ele institucional, um case de sucesso ou inovação) precisa ser explorado por meio de diversos tipos de ações - entre elas, pautas exclusivas, artigos assinados, press releases, participação em entrevistas, entre outros -, devendo ser trabalhado junto a veículos que permitam construir o posicionamento pretendido com o público-leitor referente a cada ação.

No fim das contas, todo o trabalho tem como objetivo impactar diretamente todas as áreas do negócio, contribuindo para a obtenção dos objetivos da marca.

Assessoria de imprensa como estratégia de fortalecimento de branding

O papel da assessoria de imprensa, com estratégias alinhadas às diretrizes da empresa, também pode contribuir, e muito, com o branding da sua marca. Pela definição de Wally Olins, conceituado profissional britânico, esse tipo de estratégia significa: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar.

Podemos afirmar que a percepção que as pessoas têm a respeito de uma empresa, por exemplo, impacta diretamente na sua performance. Diante disso, com uma equipe de assessoria de imprensa eficiente, as chances de atingir um bom trabalho de construção de um posicionamento e influenciar a percepção do público sobre assuntos estratégicos são altas.

Para alcançar bons resultados, é preciso manter a disciplina e paciência, pois se trata de um trabalho de “formiguinha”, de médio a longo prazo. Porém, a atividade de assessoria de imprensa continua sendo um ótimo investimento para obtenção de grandes resultados que impactam fortemente no alcance de objetivos de negócio.