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Branding: descubra o que é gestão de marca

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Branding: descubra o que é gestão de marca

Ao ver uma imagem na cor vermelha com uma linha branca remetemos à Coca-Cola. Só de alguém pronunciar o nome da marca que pensamos em felicidade, Natal e momentos com a família. Ao pensar na Dove, refletimos de forma profunda nos cuidados, mostrando a ”real beleza” que resgata mulheres singulares com imperfeições e quebra estereótipos.


O trabalho no qual se cria na mente das pessoas é a ideia que o produto é mais que uma marca, é um estilo de vida, e se faz com que seja lembrada pelos consumidores, se chama branding. Também conhecido como gestão de marcas, seu objetivo é torna-la mais conhecida, mais desejada ou mais positiva no coração dos consumidores.

A ação consiste em, por meio de uma construção de ações de marketing, como se comunica, seus valores e missões. A proposta prevê conseguir gerar conceitos à marca ao longo do tempo.

Valorização da marca

Importante para qualquer empresa, o branding torna o produto único para os seus consumidores. A marca é um conjunto do que é representado e do que é diferenciado de outra, tornando o produto único. A marca também é uma construção da percepção do consumidor, ela pode despertar diferentes sensações em públicos eu papel é causar um impacto positivo.

O branding deve ser trabalhado a longo prazo para criar um DNA forte com conceitos aplicados. Independentemente de quais campanhas, ações e trabalhos forem realizados, o DNA da marca possa permanecer o mesmo. Um exemplo disso é a Coca-Cola, por anos o conceito é o mesmo, compartilhar a felicidade. A partir dessa base já foram construídos diversos trabalhos diferentes.

O trabalho de branding agrega valor à marca, tornando-a mais confiável e lembrada. O símbolo da Nike, por exemplo, é reconhecido em qualquer lugar, mesmo que não tenha nada escrito. Todos os dias, somos bombardeados de exposição de diversas marcas, algumas se sobressaem a outras devido ao resultado de um branding feito.

Branding eficiente – como fazer?

Como o próprio nome diz, gestão de marca, gerencia tudo que remete à marca: logo, cores, linguagem, identidade visual e tom de voz. É fundamental, tanto para o público interno, que está constantemente falando da própria empresa e ajuda a propagar seu conceito, quanto para o externo como consumir, considerar determinados fatores.

Autenticidade: a marca precisa ter valores claros

Relevância: precisa provocar mudança na vida do consumidor

Diferenciação: como ela se diferencia de forma clara da concorrência

Presença: em locais certos, na hora certa e de forma inesquecível

Entendimento: saber de onde surgiu a marca

Consistência: a marca precisa atender às expectativas

Autenticidade: identidade única e com mensagens originais

Compreendida: o consumidor precisa entender a mensagem da empresa

Gestão de grandes marcas

Entenda o trabalho de branding de algumas marcas conhecidas:

Nike – inspira um estilo de vida esportivo e competitivo

Volvo – carro ideal no quesito segurança

Omo – infância com diversão, sem se preocupar com a sujeira

McDonald’s – melhor fast-food, com atendimento rápido e produtos de qualidade

Apple – elegância, luxo e exclusividade

Sua empresa investe em branding? Tire suas dúvidas conosco.