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Como encantar pessoas nas redes sociais

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Como encantar pessoas nas redes sociais

Desde 1942, quando foi escrito “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry defendia a importância de cativar. Setenta e cinco anos depois, com a migração de pessoas e empresas para o mundo digital, a problemática dos tempos modernos ainda é a mesma: o grande desafio de criar laços.

Desde 1942, quando foi escrito “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry defendia a importância de cativar. Setenta e cinco anos depois, com a migração de pessoas e empresas para o mundo digital, a problemática dos tempos modernos ainda é a mesma: o grande desafio de criar laços.


Algumas companhias buscam constantemente achar o padrão de atendimento que irá satisfazer os seguidores de suas redes sociais, mas assim como fez a Raposa do livro, vou te contar um segredo: não existe padrão. Cada marca tem um público e cada público tem um perfil específico, por isso, cada caso exigirá uma estratégia de atendimento diferenciada.


“Então, o que é preciso fazer?”

 

Em “O Pequeno Príncipe”, quando o garotinho convida a Raposa para brincar, ela explica: "Não posso, pois não me cativaram ainda”. E conta que, para criar laços, é preciso ser paciente: “Tu te sentarás um pouco longe e a cada dia sentará mais perto”. Sem saber, Exupéry criava a mais valiosa regra da comunicação estratégica no atendimento de redes sociais.


A Raposa tinha razão: somente quando você observa atentamente o comportamento dos seguidores de sua fan page, aprende a lidar com eles e passa a criar meios de envolvê-los e aproximá-los da marca. Além de agilidade e atenção – primordiais quando falamos em atendimento – é a sua capacidade de encantar o consumidor que irá te destacar da concorrência e fazer com que você seja lembrado. Afinal, é complicado atrair pessoas que não se envolvem com o que você tem a dizer. Uma boa dica, neste caso, é abrir espaço para que os usuários sugiram ideias. Assim, é possível saber o que eles querem ver nas redes sociais e direcionar o seu conteúdo, fazendo com que a página vire fonte de informação.


A forma com que a marca busca aproximação com o público é muito importante para construção ou fortalecimento de sua identidade. Afinal, no momento em que um usuário contata uma empresa pelo chat do Facebook, por exemplo, não há distinção entre mundo online e off-line: o chat se torna a empresa.


Aprendemos com o Pequeno Príncipe e sua Raposa, portanto, que é fundamental estreitar laços e cativar pessoas para aproximá-las.

 

Como reverter experiências ruins nas redes sociais


Uma coisa é certa quando você presta serviços ou vende produtos: problemas acontecem. Os consumidores - desesperados por atendimento - buscarão ajuda, exigirão atenção e te encontrarão na internet. Neste momento, é muito importante ter uma equipe dedicada ao monitoramento e atendimento das redes sociais.

 

Se a experiência do consumidor com o seu produto ou serviço não foi boa e ele chegar até a página da marca para reclamar, é preciso ser cuidadoso ao atendê-lo, pois grande parte do que acontece online fica registrado publicamente e pode ser visto por outros usuários. Além disso, um passo errado e você pode gerar uma crise nas redes sociais.

 

Converter um cliente enfurecido em um usuário satisfeito não é impossível, mas exige muito jogo de cintura. É aí que entra a importância de saber cativar: uma equipe treinada para agir nessas situações procura entender o que aconteceu, transmitindo tranquilidade e segurança àquela pessoa. Somente assim será possível resolver rapidamente o problema e mostrar ao cliente que ele pode contar com você.

 

Um bom atendimento nas redes sociais pode impactar bastante no resultado dos seus negócios, não é mesmo!? Cative o seu público e ganhe, além de seguidores fiéis, pessoas engajados com a sua marca. Para ler mais sobre esse assunto, siga nosso blog e compartilhe este texto em suas redes sociais!