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Como transformar engajamento em resultados

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Como transformar engajamento em resultados

Algumas empresas confundem quantidade de seguidores em uma fan page com interação e acreditam que conseguir novas curtidas na página pode ser uma forma de garantir à marca um lugar ao sol. Na verdade, essa matemática está errada, pois o sucesso nas redes sociais vai muito além de reunir pessoas: para ver resultados concretos, é preciso envolvê-las.

A comunicação só passa a ser estratégica quando os resultados são baseados em engajamento e a quantidade de seguidores se torna apenas uma métrica, juntamente com as curtidas, comentários, compartilhamentos e outras referências numéricas sobre o que acontece durante certo período. Essa soma nos dá embasamento para comparar um momento com outro, mas, para ter engajamento, é preciso criar vínculos com as pessoas certas.


Como medir engajamento em uma fan page

A regra número um da comunicação estratégica nas redes sociais é: o público alcançado com o conteúdo produzido precisa ter interesse no seu nicho de mercado para que, no futuro, haja a possibilidade de transformá-lo em consumidor, cliente, colaborador ou parceiro.

Não adianta ter uma página com milhares de seguidores se grande parte daquele público está ali apenas representando um número, sem interagir ou demonstrar alguma relação com a marca. Se isso tem acontecido com a sua empresa, você não administra uma fan page, mas uma cidade fantasma.

É observando a maneira como o público interage com a página que podemos pensar e repensar na estratégia mais adequada para cada rede social, identificar a influência da marca no meio digital e perceber o interesse das pessoas nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.


Gocil: um case de sucesso de engajamento

A Gocil Segurança e Serviços é a maior empresa brasileira de segurança patrimonial. Em 2014, primeiro ano produzindo conteúdo para a fan page da Gocil, tivemos resultados significativos: a interação dos usuários triplicou, atraindo novas pessoas de forma orgânica para a página.

Em pouco mais de um ano, a empresa deixou de comunicar para 300 pessoas e passou a contar com cerca de 20 mil seguidores. Hoje são mais de 40 mil pessoas ativas, que sugerem, participam, elogiam, perguntam e, claro, reclamam.

À medida que a marca ganhou força, aumentou a necessidade de atendimento personalizado ao usuário. Com nossa expertise em SAC 2.0, atendemos o público de forma rápida e eficiente, oferecendo soluções que transformam o usuário insatisfeito em um seguidor engajado.

Além de desenvolver mensalmente estratégicas certeiras para a página, monitoramos a distribuição do conteúdo produzido, analisamos o comportamento dos usuários impactados pela marca e, finalmente, posicionamos o cliente sobre os acertos ou processos internos que precisam ser melhorados.

Dessa forma, as redes sociais se tornam estratégicas para a construção da imagem e reputação da marca diante de seus públicos de interesse.

O engajamento orgânico da Gocil é impressionante. As reações positivas aos posts somam até 15 mil por mês – número 15x maior que o de 2014, quando não havia estratégia definida.

O mesmo aconteceu com os comentários. Quando começamos a trabalhar no conteúdo da página, recebíamos cerca de 200 comentários. Hoje, respondemos cada um dos 2 mil comentários recebidos por mês.

E por falar em resposta, o número de atendimentos ao usuário cresceu de 480, em 2014, para 9.089, em 2017.

Na comunidade digital em que vivemos é fundamental que as organizações estejam alinhadas com todas as diretrizes midiáticas, principalmente quando falamos de redes sociais, que alcançam um número gigantesco de pessoas.

Como anda o engajamento da sua fan page? As pessoas têm se envolvido com a sua marca? Venha tomar um café conosco para pensarmos juntos em uma estratégia!