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E-book gratuito: Uma introdução ao Inbound Marketing

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

E-book gratuito: Uma introdução ao Inbound Marketing

Você sabe o que é Inbound Marketing? Quando surgiu? Quais os processos? Quais as vantagens? Baixe o e-book gratuitamente!

O marketing, na sua origem, trabalhava com a interrupção. Você estava assistindo televisão e de repente a programação era interrompida para anunciar algum produto, que em geral não entregava a qualidade que prometia.
Nos primórdios da internet também era assim, você mal entrava em algum site que pop-ups saltavam pela janela, ou apareciam no meio do conteúdo. 
Mas os tempos mudaram e o comportamento do consumidor também mudou. O cliente ganhou mais autonomia e poder de decisão em relação às suas necessidades.
Assim, as empresas tiveram que mudar suas estratégias para conquistar e manter seus clientes fiéis e o Inbound Marketing foi uma das maneiras encontradas.

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A origem

O Inbound Marketing de uma forma ou de outra é praticado há muitas décadas, sua fundação principal é baseada no conceito do Marketing de Permissão, livro homônimo, escrito em 1999 por Seth Godin.
Antes, o consumidor não tinha controle algum sobre o que consuma, mas com a chegada da internet tudo mudou. O consumidor passou a escolher canais, conteúdo, maneiras de consumir.
Então por que não conquistá-lo com algo que ele mesmo deseja?

Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing se baseia no compartilhamento de conteúdo desenvolvido para um público-alvo específico com a intenção de atrair e conseguir a permissão  para se comunicar com o cliente de forma direta, construindo um relacionamento amigável e duradouro.
Em resumo, se trata de atrair o consumidor por meio de conteúdo relevante, em vez de interromper clientes em potencial.

Vantagens do Inbound Marketing

Como o foco é no compartilhamento de conteúdo relevante por canais digitais como blog, redes sociais e e-mail, o custo é muito menor do que o marketing convencional e os resultados podem ser mensurados de forma rápida e muito mais precisa. Confira o check list abaixo:
  • Alcança o público certo
  • Estabelece um relacionamento mais próximo
  • Amplia o poder de persuação
  • Encurta o ciclo de vendas
  • Diminui os custos
  • Aumenta o ticket médio
  • Mensura os resultados em tempo real

O que você deve esperar do Inbound Marketing?

O consumidor não tinha voz, era interrompido e “obrigado” a receber a mensagem, mas depois não tinha muitos meios de fazer valer o seu direito caso se sentisse prejudicado.
  • Marca e cliente interagem aberta e constantemente, se engajam em discussões e iniciativas, sempre de mão dupla.
  • Não interrompe potenciais clientes, em vez disso, compartilha conteúdo de qualidade e de forma contínua nos momentos mais apropriados e convenientes.
  • Constrói um relacionamento confiável por meio da constante geração de valor.

Conheça os passos do Inbound Markting

Todo o processo é dividido em quatro etapas e é bem fácil de entender:
  1. Atrair: a primeira etapa consiste em transformar pessoas estranhas em visitantes regulares por meio de conteúdo relevante, gerando assim um tráfego qualificado.
  2. Converter: depois de conseguir gerar um tráfego qualificado é hora de converter os visitantes em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades de venda.
  3. Vender: após nutrir os leads com conteúdo relevante é preciso avaliar quem já está preparado para receber uma proposta e fechar a venda.
  4. Encantar: apesar de algumas empresas acreditarem que o relacionamento acaba após a compra, no mundo do sucesso não funciona bem assim. Depois da venda se inicia uma nova jornada, e o objetivo é encantar o consumidor a fim de que ele se transforme em um promotor da sua marca e atraia ainda mais clientes.

Estatísticas do Inbound Marketing

Segundo dados do E-commerce Trends de 2017, 69,4% dos internautas descobrem lojas virtuais por meio das redes sociais. E 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail.
De acordo com o Econsultancy de 2016, 73% das empresas afirmam que o e-mail apresenta um ROI considerado como "bom" a "excelente".

Funciona para qualquer empresa

O Inbound Marketing é muito versátil e seu conceito pode ser aplicado por todos os segmentos do mercado de maneira eficiente. A única forma de não funcionar ou de dar errado é contar com um mal planejamento e conteúdos irrelevantes para o público.

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