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Entenda como o overposting pode atrapalhar sua comunicação

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Entenda como o overposting pode atrapalhar sua comunicação

Com o aumento de usuários nas redes sociais, as empresas têm migrado seus investimentos em publicidade e propaganda para o mercado digital. Com isso, sentimos cada vez mais a necessidade da presença digital. Um grande desafio após a criação de uma company page e das suas primeiras publicações, é como fazer o conteúdo não virar overposting, ou seja, ter excesso de posts e acabar caindo na mesmice.

A verdade é que nem todas as empresas possuem a expertise de gerenciar suas páginas. Algumas utilizam a ferramenta como um canal de vendas. Outras, exageram na quantidade de postagens, saturando o seguidor. Essa prática tem nome: é o famoso overposting. Por esses e outros motivos, é fundamental entender a mudança de comportamento que o mercado digital ocasionou e aplicar um bom planejamento estratégico às redes sociais para ter uma comunicação digital assertiva, evitando, assim, distanciar os seguidores no lugar de engajá-los.

A MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

Atualmente, a internet é a mídia mais popular no Brasil. O meio se tornou uma potência da comunicação tão forte que desbancou as mídias tradicionais. O mundo 2.0 tornou a informação muito mais rápida e precisa. Algumas consequências do universo digital foram incorporadas na sociedade, principalmente pela geração Y, como a ansiedade, a impaciência e a necessidade de conectividade. 

Os usuários das redes sociais se tornaram consumidores de conteúdo, sendo bombardeados a todo segundo por diferentes mensagens, em diversas formas, e por milhões de páginas que os atingem com seus diferentes conteúdos. É nesse momento que uma empresa precisa ter estratégia para atingir seu público.

CONTEÚDO ESTRATÉGICO PARA REDES SOCIAIS

As redes sociais se transformaram em um canal de relacionamento efetivo entre público e organização. Dessa forma, é imprescindível pensar em conteúdo de forma estratégica. Para isso, as marcas não podem se restringir somente a conteúdo institucional e devem criar relações próximas e afetivas para gerar engajamento e retorno positivo na construção desse relacionamento, que impacta automaticamente na imagem da organização.

Uma forma estratégica de pensar em conteúdo passa por algumas etapas, como a análise de público-alvo, que deve ser feita minuciosamente com a ajuda de técnicas e ferramentas das redes sociais. Seguida pela definição de linguagem de conteúdo, mensagem e também pela plataforma, os três pontos dependem um do outro, mas podem resultar em combinações e resultados totalmente diferentes.

O QUE NÃO DEVE SER FEITO COM O CONTEÚDO

O planejamento estratégico para conteúdo das redes sociais também deve se atentar à periodicidade dos posts. O grande número de publicações de uma página em um curto período pode ser considerado uma divulgação em excesso, e isso não pega nada bem para a marca. A prática é considerada um dos erros mais cometidos pelas empresas atualmente no mundo digital.

O overposting pode prejudicar a construção de relacionamento com o público e também gerar números negativos nas redes sociais. O Facebook, por exemplo, conta com a “taxa de descurtidas”, proveniente de pessoas que perderam interesse por seguir a página. Além disso, o público tem a opção de parar de receber publicações de determinada empresa. Nesses casos, menos é mais. A postagem excessiva impacta diretamente na perda de credibilidade. Além disso, todo o conteúdo acaba sendo desvalorizado. 

Para ter uma página com conteúdo eficaz e coerente, é necessário ter planejamento e cronograma de posts, sempre equilibrando os assuntos as serem abordados. Por isso, é importante contar com o know-how de uma agência de comunicação especializada em comunicação digital para ter um bom resultado e alcançar os objetivos com os novos canais.

Como está a frequência de posts da página de sua empresa? Conte para nós nos comentários e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre a área de comunicação corporativa.