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O que é endomarketing? Tudo o que você precisa saber!

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

O que é endomarketing? Tudo o que você precisa saber!

Endomarketing. Substantivo masculino. Marketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno.

Enquanto o marketing tradicional se preocupa em atrair clientes externos para que conheçam a marca, consumam seus produtos, o endomarketing, ou marketing interno, foca suas ações nos colaboradores, nas pessoas que fazem parte do negócio.

O endomarketing lida com a percepção do funcionário em relação à empresa na qual trabalha. Não adianta nada a marca ter um posicionamento fantástico se um trabalhador infeliz pode colocar tudo a perder denegrindo a imagem da organização.

Qual a origem do endomarketing?

Philip Kotler, pai do marketing, já abordava o assunto como “marketing interno das organizações”. Porém, foi o brasileiro Saul Bekin, quem criou o termo “endomarketing”.

O prefixo endo, do grego endus, significa para dentro. Marketing é o estudo do mercado, das necessidades e desejos. Sendo assim, endomarketing é o estudo das necessidades e desejos do cliente interno, ou seja, dos funcionários.

De acordo com Saul, o objetivo de qualquer empresa é oferecer um produto ou serviço que atenda as necessidades ou realize o desejo de alguém. Mas para que isto aconteça, é muito importante que todos estejam alinhados e integrados. O endomarketing funciona como o elo de comunicação entre todos os funcionários, com o objetivo de fazer com que todos caminhem na mesma direção.

Dica extra: Endomarketing – como praticá-lo com sucesso

Qual o papel do endomarketing nas empresas?

Ele é essencial para qualquer empresa, pois permite construir um relacionamento fiel e duradouro com o público interno. Se um funcionário entende a importância da empresa na qual trabalha, e melhor, visualiza a sua própria importância dentro de todo o processo, o ambiente de trabalho torna-se muito mais saudável e produtivo.

RH ou Marketing?

Grande parte das pessoas não sabem se o endomarketing é responsabilidade do marketing ou do RH da empresa. A verdade é que ele não deve ser trabalhado de forma isolada pelos recursos humanos ou pelo marketing.

As duas áreas devem trabalhar juntas para elaborar um planejamento assertivo. O marketing para desenvolver campanhas internas, linguagem de comunicação e ações estratégicas. Já o RH, que tem um contato próximo com os funcionários, deve identificar suas necessidades e desejos.

Comunicação interna ou Endomarketing?

Pode até parecer que são a mesma coisa, mas não são. A comunicação interna diz respeito à tudo que envolve processos de informação, ela informa os colaboradores sobre todas as ações da empresa, desde lançamentos de novos produtos, participação em eventos até

 

O endomarketing, como já dissemos anteriormente, trabalha o relacionamento, a motivação dos funcionários, o aumento de desempenho.

Endomarketing faz parte da estratégia de gestão?

Com certeza, é uma das ferramentas essenciais de gestão empresarial. Afinal, ele busca o alinhamento de todos os funcionários em prol do objetivo da empresa. Com isso, funcionário e empresa saem ganhando.

Dica extra: Endomarketing de A a Z 

Por que devo investir em endomarketing?

1.      Incentivo e motivação

Quando o trabalhador é valorizado e reconhecido ele trabalha melhor, com mais qualidade e maior dedicação. Ele entende que não está lá para “bater o ponto”, mas para fazer a diferença.

2.      Produtividade e desempenho

Colaboradores motivados trabalham de maneira mais eficiente, cumprem prazos e otimizam processos.

3.      Redução de turnover

O endomarketing tem o poder de transformar a sua empresa no local de trabalho dos sonhos e causar o efeito: quem está fora quer entrar e quem está dentro não quer sair.

4.      Organização

Um ambiente de trabalho organizado, que possui uma comunicação transparente, influencia diretamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

5.      Cultura de inovação

A partir do momento que o funcionário se sente parte da empresa, quando percebe que seu papel é fundamental para o andamento dos processos, ele se sente mais confiante e disposto a ajudar a crescer. Assim, surgem ideias de melhorias e inovação, seja em rotinas de trabalho ou em novas tecnologias.

6.      Diferencial competitivo

Quando a empresa é respeitada pelos próprios colaboradores, sua imagem se fortalece no mercado e o cliente tende a simpatizar com a marca.

7.      Oportunidades de negócios

Não adianta vender a imagem de uma empresa incrível se os funcionários atendem os clientes com a cara emburrada.

Um exemplo perfeito de endomarketing bem feito é o case da Disney. Lá, desde o manobrista até as princesas estão sempre sorrindo felizes. Todos estão sempre motivados e possuem paixão pelo que fazem. É por isso que a Disney é um lugar mágico e único.

Como aplicar o endomarketing na empresa?

Há diversas maneiras de se trabalhar o endomarketing dentro de uma organização. É preciso analisar os objetivos, o orçamento e os recursos disponíveis.

É importante lembrar que o objetivo é atender as necessidades e os desejos do público interno, sendo assim, os interesses dos funcionários devem ser levados em conta.

Não adianta criar estratégias de marketing interno visando encantar o cliente final, não costuma funcionar nem com os clientes e muito menos com os colaboradores.

Antes de elaborar qualquer estratégia é necessário conversar com o público interno e entender como eles enxergam a empresa e avaliam o ambiente de trabalho. Conhecer os gostos e os hábitos dos funcionários também auxilia a criar estratégias de acordo com o perfil do time.

Eventos como palestras, workshops, cafés e programas motivacionais geram ótimos resultados.

Ações de integração com os colaboradores servem para aproximar e fortalecer o relacionamento dos membros da equipe.

A política de benefícios também pode ir muito além do vale refeição e plano de saúde. Capacitação, prática de esportes, descontos em restaurantes, atividades culturais, flexibilidade para mães são excelentes benefícios para reter e engajar funcionários.

Quer conversar sobre endomarketing? Vem tomar um café com a gente! ????