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O relacionamento confuso entre as marcas e os creators

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

O relacionamento confuso entre as marcas e os creators

Ambos os lados se sentem à vontade para dialogar e criar quando uma afinidade leal é estabelecida

Pense nos creators como tradutores nativos de um grupo que você quer atingir, para isso quanto maior a confiança melhor será a experiência e os resultados que você alcançará. Para o marketing de influência dar certo, um dos fatores para ter bons frutos em seu trabalho é alinhar o relacionamento da marca com os creators: influenciadores e criadores de conteúdo.

As marcas devem atuar como parceiros estratégicos, essa relação é de interdependência. A primeira impressão é também a última, então o primeiro contato é importante para causar um bom impacto; marque presença para que os creators saibam que você está no ambiente deles, compartilhe conteúdos, comente publicações e se atualize.

Para criar essa parceria a primeira fase é apresentar o briefing inicial com o orçamento, programação para inserir a marca, ações que serão realizadas dentro do calendário e outros planejamentos em mente. Feito isso, a próxima etapa é juntar a equipe criativa e o criador para definirem como trabalharão com o conceito. Por fim acompanhe o trabalho e examine resultado final do que foi realizado.

Um erro comum que as marcas cometem é restringir o processo de criação dos creators. Diversos criadores dizem que quando há liberdade de produção o conteúdo fica melhor, e a chance de a campanha atingir seu objetivo é maior, considerando que eles se comunicam direto com o próprio público e a opinião deles é relevante para um grande número de pessoas. Mas como trabalhar com essa parceria?

Criador ideal

Tenha discernimento ao escolher qual creator será um bom investimento para a sua marca. Há diferentes nichos, e o ideal é que você identifique em qual seu produto se enquadra considerando qual compactua com os mesmos valores que os seus.

Verifique quais conteúdos a pessoa já produziu, apoiou e as polêmicas em que se envolveu, pois o imediatismo é maior quando se faz o marketing de influência. A sua imagem estará associada à pessoa e, caso tenha uma confusão, há o risco da marca se posicionar por uma atitude do creator.

Confiança

Assim como todo relacionamento, a chave principal para dar certo é a confiança, os produtores sentem mais segurança quando a marca é colaboradora e tem produtos bens trabalhados sem mudar a linguagem.

Coordene

Dê liberdade de criação para o creator, mas reserve tempo para acompanhar o trabalho que está sendo feito e comunique-se com quem está criando. Apesar de parecer algo óbvio de ser feito, muitas marcas falham no processo de comunicação e deixam pendentes os prazos de aprovação de conteúdo, pagamentos entre outros exemplos.

Além de coordenar, mensure os resultados conseguidos. Meça o ROI da campanha junto ao creator e use os itens rastreáveis para obter informações como taxas de conversão. Analise as métricas, o alcance e o engajamento.

Criadores

O mundo está em constante mudança e todo esse relacionamento da marca com os creators também, por isso é importante lembrar que estamos em um contínuo aprendizado. Como criador é preciso estar comprometido com o seu conteúdo e Fandom.