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Por que investir em um influenciador digital?

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Por que investir em um influenciador digital?

Pessoas comuns viraram referência na hora do consumidor decidir por uma compra. Saiba como e porque investir em um influencer digital.

Que as mídias e as ferramentas digitais já invadiram nosso cotidiano não é mais novidade para ninguém. Mas como pessoas comuns viraram referência para a população na hora de decidir uma compra?

Antes de fazer uma aquisição, seja por meio eletrônico ou em lojas físicas, é muito comum que as pessoas procurem avaliações ou comentários sobre os produtos na internet, com amigos ou até mesmo com aquela tia que sabe todos os detalhes dos rótulos e novidades que chegaram à prateleira de um supermercado. 

Logo, para vender mais e melhor é necessário um bom produto e, claro, conseguir resenhas positivas sobre ele e que elas se espalhem, não é mesmo?

É por aí que entram os influenciadores digitais, que normalmente funcionam como catalisadores nesse processo.

Em uma pesquisa recente feita pelo ODM Group, mais de 70% dos consumidores analisados disseram que utilizam suas redes sociais para guiar suas decisões de compra. E são nestes canais que os influenciadores dão sua opinião sobre bens duráveis, não duráveis e serviços.  Com isso, é quase impossível não acabar se informando ou consumindo algum produto indicado digitalmente por outra pessoa. 

Assim, não é exagero dizer que os influenciadores digitais são tão (ou até mais) importantes para uma campanha quanto um comercial de 30 segundos nos veículos tradicionais, como TV e rádio. É essencial que as marcas percebam e absorvam essa informação, para ontem. Atenção: os famosos da internet são a ponte que faltava entre você e seu target

Muita, muita calma nesta hora! Não é para sair escolhendo qualquer famoso ou canal do YouTube só por ter milhões de visualizações. É necessário conhecer o seu público-alvo para saber qual influencer poderá agir com mais força e competência sobre ele. 


Mas como escolher um influencer?

Algumas perguntas precisam ser respondidas antes de investir ou escolher um influenciador digital para a sua marca. 

Você tem produtos suficientes para atender à demanda? O servidor do seu site está preparado para um grande aumento do tráfego? É responsivo em aparelhos mobile? As informações como preço, frete e disponibilidade estão apresentadas de forma clara? 

Se alguma resposta acima foi NÃO, muito cuidado! A sua campanha com o influenciador pode se voltar contra você, trazendo maior número de críticas, avaliações negativas e casos para solucionar, e com isso destruir toda credibilidade da sua empresa/marca e você acabar entrando em uma crise. Fique atento!

Depois dessas questões primordiais solucionadas, você deve definir o público que quer atingir na sua campanha digital e estabelecer estrategicamente sua persona. Aqui devem conter informações como sexo, idade e informações sobre personalidade e ações. Quanto mais detalhado, mais positiva será sua campanha. 

Você também precisa entender qual a rede social é mais usada pelos seus consumidores e/ou público-alvo. Não se esqueça: apesar dos influenciadores estarem presentes na maioria das redes, alguns deles têm presença mais forte em um determinado canal.

Faça uma pesquisa completa sobre a personalidade escolhida para compreender se ela está envolvida em polêmicas, se faz a linha mais cômica, como lida com os haters e também verifique as parcerias já realizadas. 

Após seguir esses passos básicos, você não pode deixar de se atentar e formular um contrato com o influenciador. Esse documento deve conter forma de pagamento, duração e como e onde será usada a imagem, por exemplo.

Se ainda tiver dificuldades em planejar e realizar uma campanha com um influencer digital, você pode contar com os serviços da Trixe. A nossa equipe está preparada para entender necessidades e buscar as melhores soluções para o sucesso da sua empresa.