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5 vantagens que a assessoria de imprensa pode trazer para sua marca

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

5 vantagens que a assessoria de imprensa pode trazer para sua marca

A atuação da assessoria de imprensa consiste em intermediar todo o contato do cliente com a imprensa, sugerindo os porta-vozes das empresas aos espaços editoriais de todos os meios de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão, sites e blogs), para gerar mídia espontânea sobre o negócio e projetos. Seu objetivo é divulgar a imagem que o cliente deseja transmitir publicamente e conquistar a credibilidade e visibilidade da marca junto ao setor e mercado consumidor.

A atuação da assessoria de imprensa consiste em intermediar todo o contato do cliente com a imprensa, sugerindo os porta-vozes das empresas aos espaços editoriais de todos os meios de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão, sites e blogs), para gerar mídia espontânea sobre o negócio e projetos. Seu objetivo é divulgar a imagem que o cliente deseja transmitir publicamente e conquistar a credibilidade e visibilidade da marca junto ao setor e mercado consumidor.

Por meio do trabalho realizado pela assessoria de imprensa é possível obter diversos benefícios para a sua marca. Nós, da Trixe Comunicação Estratégica, elegemos cinco:

1.       Tornar-se referência e fonte para imprensa em sua área de atuação

Para a produção de conteúdo jornalístico, os jornalistas necessitam de fontes. E havendo demanda, os porta-vozes das empresas são acionados para participar de matérias relacionadas ao seu segmento. A assessoria de imprensa tem o objetivo de estreitar o relacionamento da marca com os jornalistas e fazer com que os seus clientes se tornem especialistas e referência para os assuntos do setor em que atuam. Para orientar os executivos a transmitirem as informações de forma mais assertiva, a assessoria de imprensa aplica um treinamento conhecido como Media Training.

 

2.       Visibilidade no mercado e na mídia

A atuação da assessoria de imprensa busca promover mídia espontânea, sem custo adicional aos veículos. Com base nas informações coletadas sobre o negócio, traçamos um planejamento estratégico de ações para torná-lo produto jornalístico de interesse aos veículos de comunicação. Com as estratégias de divulgação definidas, o próximo passo é gerar um buzz sobre a empresa e/ou seus produtos, promovendo destaque e visibilidade em revistas, jornais, rádios, programas de TV, redes sociais e sites.

 

3.       Credibilidade e valor de marca

Com estratégias alinhadas de acordo com os objetivos da empresa, é possível fortalecer a marca e/ou produtos com os principais stakeholders. Ao marcar presença nos veículos de comunicação, os públicos de interesse são alcançados e as principais mensagens-chaves transmitidas, fortalecendo a credibilidade da empresa e agregando valor à marca.

 

4.       Melhorar o rankeamento no Google e aumentar a procura e tráfego em seu site/aplicativo

A partir das matérias publicadas em sites e agências de notícias, a audiência da marca no ranking do Google e outras ferramentas de busca aumentam. Esse processo é resultado de algumas publicações direcionarem links para o site da empresa. Consequentemente, o tráfego no site, aplicativo e nas mídias sociais também acompanham o crescimento.

 

5.    Mensurar os resultados da visibilidade da empresa na mídia

O processo de clipagem de notícias ajuda a medir o nível de visibilidade da empresa na imprensa. Esse recurso deve incluir, além dos números e matérias veiculadas, os principais pontos abordados pelos jornalistas, o teor da publicação e quais foram os impactos que a reportagem veiculada trouxe para a imagem da companhia.