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Canais de comunicação interna

Estratégia e conteúdo especializado para a empresa se comunicar com seu público interno e externo

Canais de comunicação interna

Uma das estratégias mais importantes dentro de uma empresa está atrelada ao relacionamento interno. Para gerar notoriedade e confiança com o público, é fundamental investir na comunicação interna, pois toda marca precisa adotar um discurso alinhado para transmitir, de maneira clara, a sua missão, conceito e valores.

A comunicação interna visa ajustar a maneira com que os colaboradores enxergam a empresa e a forma com que eles a representam perante a sociedade. Para isso, é imprescindível que não haja ruídos internos de comunicação e que todos os funcionários sintam-se motivados a entregar o seu melhor, principalmente em momentos de crise.

A informação repassada corretamente ajuda no aumento de produtividade, já que a mensagem informada de maneira correta evita confusões e más interpretações, contribuindo para um ambiente harmonioso entre todas as áreas. Seja entre colaboradores do mesmo departamento ou líderes, todos precisam manter alinhamento entre a equipe.  

Sendo assim, é fundamental entender como funciona cada canal de comunicação interna e quais benefícios cada um pode proporcionar para a empresa. Confira abaixo:

·         Mural

O mural é um dos meios mais tradicionais para comunicação interna e sua eficácia é garantida. Esta opção é recomendável para quem deseja compartilhar informações, comunicados, convites e lembretes de maneira rápida, sem gerar altos gastos. Para obter um resultado satisfatório, os murais devem ser localizados em lugares visíveis e de maior circulação de funcionários. 

·         E-mail

É o meio de comunicação mais utilizado atualmente. Por fazer parte da ferramenta de trabalho da maioria das pessoas, é preciso tomar cuidado para não deixar nenhuma mensagem se perder em meio aos e-mails diários. Por conta disso, deve ser considerado como um complemento, não como canal principal.

·         Rede Social Corporativa  

É um dos meios mais populares do momento, devido à conexão de usuários em grande escala nas redes sociais. Este meio permite que o engajamento entre os colaboradores seja maior, pois independente do setor ou equipe, todos podem opinar e colaborar à sua maneira. Outra vantagem dessa opção é o baixo custo, pois os arquivos compartilhados podem ser armazenados na nuvem. 

·         Jornais e revistas

Canais de comunicação interna como jornais e revistas são bastante utilizados em empresas de grande porte e indústrias, tanto em versões digitais quanto impressas. Sua principal funcionalidade é reunir as principais notícias sobre a instituição para os seus colaboradores e aproximá-los dos acontecimentos. Outro ponto característico deste canal é a valorização do profissional, visto que algumas empresas separam um espaço exclusivo para reconhecer desempenhos de funcionários. 

·         TV Corporativa

A TV corporativa é uma versão digital do mural tradicional. Sempre localizada em pontos estratégicos, tem o objetivo de chamar a atenção de quem está passando. As imagens devem ser atrativas para que os colaboradores parem para ver e sua atualização precisa ser diária. 

·         Intranet

A intranet é uma rede corporativa com acesso exclusivo aos funcionários da empresa. Sua principal função é interligar setores com colaboradores. Também é utilizada como sistema interno para centralização de gestão de conteúdos internos.