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Alcance e impressão: qual é a diferença entre essas métricas

Por: Sarah Américo

Entender os dados ajuda a melhorar os conteúdos.

Não há necessidade de envolvimento para contabilizar impressão.

Quem trabalha com redes sociais ou campanha online conhece muito bem as seguintes métricas: alcance e impressão. Afinal, esses são dois dados importantes para realizar o relatório e, com eles, ter uma análise de como está sendo a repercussão da sua ação. Mas é muito comum haver dúvidas a respeito deles, porque se não souber o que os diferencia, é fácil de confundi-los ou achar que são a mesma coisa.

Com o marketing digital, saber o engajamento da publicação ficou mais fácil, porque, além dos dados serem mais certeiros, diferente dos anúncios feitos em televisão ou outdoor, também possibilitam que consiga analisar qual conteúdo é mais relevante e está tendo uma aceitação melhor pelo seu público. O alcance e a impressão ajudam bastante nessa apuração.  

O que é alcance?  

Quando você faz uma publicação, ela chega para determinados públicos, certo? Então, o alcance corresponde ao número de pessoas que tiveram acesso ao seu conteúdo, sejam eles seus seguidores ou não, até porque os posts que você faz não atingem todos que te acompanham. Um exemplo: vamos supor que você tenha 50 seguidores na sua rede social, se todos virem a sua publicação, seu alcance é igual a 50.  

Essa métrica, por sua vez, pode ser de dois tipos: 

  • Alcance orgânico: publicações em que não há investimento de dinheiro e foi conquistado de maneira gratuita. Ou seja, quem recebeu foi atingido espontaneamente pelo conteúdo.  
  • Alcance pago: diferentemente do primeiro, refere-se aos posts que tiveram investimento de dinheiro. Então, foram patrocinados para atingir um alcance maior, porém, nem sempre são certeiros quanto ao público receptor.

O que é impressão?

A impressão é semelhante ao alcance, porém, enquanto o primeiro só é contabilizado uma única vez, está métrica pode ser analisada mais de uma. Por exemplo, se um post foi visto duas vezes pela mesma pessoa, o número de impressões será duas e não uma. Usando o exemplo mostrado no alcance, se você tem uma rede de seguidores de 50 pessoas e cada uma delas viu a publicação duas vezes, a impressão será 100.  

Essa métrica está associada à quantidade de vezes que o conteúdo em questão foi visto pelos usuários. Algo necessário a se saber é que não há necessidade de ter envolvimento com a publicação para contabilizar como impressão, basta que o material tenha sido visualizado.  

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