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Comunicação 360: saiba como se tornar uma marca desejada

Por: Telma Razera

O avanço da tecnologia fez com que as marcas precisassem humanizar o diálogo com os stakeholders.

A comunicação eficiente e transparente faz com que os consumidores confiem na marca e divulguem-a.

Com o avanço da tecnologia e o amplo acesso à internet, surgiu, entre as empresas, o conceito de Comunicação 360, que nada mais é que o mix das faces da Comunicação: institucional, interna e mercadológica. A humanização do diálogo, neste sentido, passou a ser um ponto crucial para a relação entre as marcas e seus stakeholders.

A iniciativa consiste na distribuição das informações sobre a companhia de forma integrada, para garantir resultados positivos de todos os seus públicos, seja ele colaborador ou consumidor. O conteúdo pode ser disponibilizado por meio de redes sociais, site e blog, com informações estratégicas para cada canal.

Nessa nova comunicação, é preciso colocar em prática o discurso de empresa flexível, programas de benefícios e ambiente saudável para o trabalho, bem como questões como adversidade, ações sociais e sustentáveis, por meio de conteúdos relevantes que possam ser compartilhados.

De um lado, os colaboradores têm acesso à uma comunicação interna eficiente e transparente e apresentam um resultado muito melhor; do outro, os consumidores encontram soluções de empresas em que confiam e admiram, e quando confiantes e satisfeitos, divulgam a experiência positiva com a marca para a sua rede de contatos.