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Consciência da marca vai muito além do pioneirismo

Por: Sarah Américo

Atenção é um dos recursos principais do awareness.

Reconhecimento e qualidade são necessários para um bom awareness.

“O que a gente pode fazer por você hoje?” Provavelmente você já leu ou ouviu essa frase em algum lugar. Essa é uma das formas de apresentação que o Banco Santander usa com o seu público, seja clientes ou outros stakeholders. Ao ouvir essa frase é inevitável não fazer a associação ao banco. Mas você sabe porque realizamos essa ligação ao ler ou escutar algo que nos remete a uma marca? Tudo está associado a uma série de fatores, sendo um deles, o awareness. Já ouvir falar nele?

Traduzindo para o português, awareness significa, consciência. O conceito é um dos responsáveis do sucesso e notoriedade de uma marca, pois é por meio de seus recursos que é possível fazer-se lembrado pelo público diferenciado entre os demais. Awareness tem como um de seus atributos a vigilância, uma vez que requer atenção aos acontecimentos ao seu redor, de modo a oferecer o que o público procura e, assim, criar vínculos.

Um exemplo dessa atenção e trabalho de awareness, é que diante do atual cenário em que o mundo se encontra devido à pandemia causada pela Covid-19, pode ser observado por medidas tomadas por duas operadoras brasileiras de telefonia, que deram o pontapé inicial para auxiliarem o público. Claro e Oi, anunciaram a ampliação da banda larga sem custo adicional para que seus assinantes possam trabalhar e se entreter durante as medidas de precaução e quarentena.  

Essa ação é uma maneira de fazer com que ambas empresas tornem-se referências iniciais, e dessa forma, obtenham confiança na qualidade de seus produtos e serviços. No entanto, ser o pioneiro em soluções não é a única coisa que as marcas precisam fazer para que pratiquem um bom awareness, porque de nada ou pouco adianta ser lembrada se não pelos aspectos positivos.

Por isso, é preciso trabalhar todos os detalhes da consciência da marca, porque quanto maior e mais sólida ela for, mais credibilidade terá com o público, passando a ser lembrada como solução e referência no segmento em que atua. Ao praticar o awareness de maneira correta, a marca não fica dependente de atributos como preço, características técnicas e conveniência, ela é autossuficiente. 

Diferença entre awareness e branding  

Ambos conceitos caminham juntos, por isso é possível ter dúvidas a respeito da diferença entre os dos dois, mas vale ressaltar que o branding é um dos recursos do awareness, pois ele é uma das formas existentes para medir a força e os resultados da marca no mercado, já o awareness é responsável pela percepção do público.