VOLTAR

Gestor de redes sociais será a profissão mais concorrida em 2020

Por: Sarah Américo

A necessidade de humanização de conteúdos e a presença do marketing digital têm contribuído para o crescimento dos gestores de redes sociais.

Para ter um bom posicionamento e engajamento, empresas têm apostado nos gestores de mídias sociais.

O desenvolvimento da sociedade e, consequentemente os avanços da tecnologia e dos meios de comunicação, fizeram com que a presença das redes sociais se tornasse algo bastante necessário na atualidade. O crescimento foi tão expressivo que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, a profissão que mais vai se destacar em 2020 é a de gestor de mídias sociais.

Dentre as 15 profissões listadas na pesquisa, 13 delas estão associadas à tecnologia da informação. Mas apesar do crescimento desse cargo, você sabe o que faz um gestor de mídias sociais?  

Se parar para analisar, você vai perceber que praticamente todas as empresas estão presentes nas redes sociais e utilizam as plataformas como forma de interação com seus consumidores. Afinal, com a necessidade de uma abordagem mais humana e a forte presença do marketing digital, as redes sociais se tornaram uma das principais formas de se conectar, atrair e manter o público.  

Porém, diferente do que se pode imaginar, não é tão simples utilizar esse meio de comunicação, visto que exige planejamento para produzir e divulgar os conteúdos de uma maneira correta. E a função de gestor de mídias sociais é exatamente a de planejar, executar e analisar as mídias de um empresa sendo ele o responsável pelas publicações em cada plataforma, bem como o tom que precisa ser utilizado e a periodicidade das publicações. Porém, mais do que publicar os materiais, é necessário fazer com que sejam interativos.  

Além de planejar, é necessário, para o gestor, estar antenado aos acontecimentos e atualizações do universo das mídias, para sempre ofertar conteúdos relevantes e interativos. Trabalhar as mídias sociais de uma empresa é a maneira mais fácil de torná-la bem posicionada, e por essa razão as marcas têm investido cada vez mais em agências especializadas em redes sociais.  

Tecnologia da informação  

A tecnologia da informação, setor que está em crescimento, tem sido cada dia mais efetiva, pois é responsável por uma série de facilidades que possibilitam o processamento de informações que, além de chegarem mais rápido até os consumidores, faz com que sejam produzidos de forma atrativa. Isso acontece porque, os famosos TI’s, são aqueles profissionais responsáveis pelos softwares e pela segurança dos dados. 

Dentre as razões que explicam a ascensão dessa área, um acontecimento destaca-se, a segurança de dados, principalmente após vazamentos que ocorridos com o Google e Facebook, tanto por parte dos usuários, quanto por leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passará a atuar de forma mais intensiva em 2020.