VOLTAR

Marketing de conteúdo: por que essa estratégia é tão eficaz?

Por: Sarah Américo

Já percebeu que as marcas estão mais próximas dos clientes? Isso se deve ao mecanismo adotado pelo marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é a nova propaganda, porém muito mais barato e eficaz.

Já parou para analisar que a propaganda está perdendo espaço e o marketing tem ocupado seu lugar? Caso ainda não tenha feito isso, pare e analise, porque essa é a realidade atual. O motivo principal que fez com que o marketing crescesse, foi seu método de comunicação adotar uma estratégia mais humana. Ou seja, começou a investir em informações relevantes que fossem valiosas para o consumidor, e não focar apenas na divulgação de algum produto.

Nunca o interesse em satisfazer o desejo do consumidor foi tão grande quanto tem sido atualmente. O importante para as empresas não é contar o que ela faz, mas solucionar os problemas de seus clientes. A estratégia adotada para esse objetivo foi o marketing de conteúdo. Utilizar essa técnica é ter a possibilidade de alcançar um bom engajamento. Mas você sabe porque esse recurso é tão eficaz?

Apesar de estarmos em uma época em que a tecnologia domina e as pessoas desejam coisas rápidas, resposta automáticas e robotizadas não têm espaço garantido. Por isso, a humanização de conteúdo é o principal fator que faz com que os consumidores sintam-se atraídos pelo seu negócio. Contudo, mais do que a proximidade com o público, a eficácia do marketing de conteúdo está relacionada a itens que ele trabalha. Nessa técnica, a venda vira consequência de uma ação e deixa de ser o fator principal. Mas como isso acontece?  

Como o intuito da empresa que investe no marketing de conteúdo é alcançar e manter novos públicos, ela tem as seguintes funções em mente: atrair, vender e fidelizar. O mais importante, é que para cada uma delas, existe um ato diferente. Isso acontece, porque os clientes são diferentes, então, é preciso saber o que é necessário para direcioná-lo para o seu negócio.  

Baseado nos leads (em marketing são os clientes em potencial), é possível oferecer o que o consumidor deseja por meio de um filtro de vendas. Tudo o que o marketing de conteúdo faz tem um planejamento, porque ao mesmo tempo que o material fornecido tem que ser informativo e atrativo, também há necessidade de entretenimento, já que as pessoas gostam de produtos dinâmicos.  

E por se falar em dinamismo, é preciso trabalhar a interação nas mais variadas redes, cada uma com sua linguagem e tipo de público específico. Entretanto, quando você faz algo interessante em um portal, automaticamente os demais serão visitados, já que terá conseguido fidelizar o seu público, fazendo assim, com que ele esteja sempre antenado ao seu conteúdo.  

Estratégia barata  

Quem adota o marketing de conteúdo, além de posicionar o seu negócio e ter a chance de ser referência de acordo com o engajamento que alcançar, também não precisa investir muito para que se destaque entre os demais concorrentes, isso porque é possível usar o recurso apenas com o domínio de um site. 

Um grande aliado do marketing de conteúdo é a utilização do SEO, que impulsiona o posicionamento e faz com que a sua marca seja cada vez mais procurada e referência. Trabalhando esse método será possível atrair os consumidores de forma espontânea e natural, e o mais interessante: fazer com que eles continuem engajados na sua marca.