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Marketing online ou offline, qual a melhor aposta?

Por: Sarah Américo

Televisão ou internet? Você sabe qual o melhor para fazer a divulgação da sua marca?

Conhecer o público é o primeiro passo para escolher o tipo de marketing a ser utilizado.

Quando se fala em marketing online e offline, algo bom a se ter em mente é que não existe um que possa ser apontado como o melhor ou pior, pois o que define essa classificação está associado ao tipo de público que atende e de conteúdo que produz. Tendo bem clara essas informações, é possível selecionar a melhor maneira para trabalhar.  

Mas você sabe qual a diferença entre um e outro? O marketing offline, desconectado da internet, é a maneira mais antiga e comum de se trabalhar, visto que nada mais é do que uma divulgação por meio de campanhas veiculadas fora do ambiente virtual. Elas se associam a panfletos, banners, divulgação em televisão e rádio, folders, propaganda impressa em revistas, jornais e ações presenciais.   

Apesar dessas serem estratégias certeiras e benéficas, uma vez que atingem um grande número de público - principalmente o que ainda não possui acesso à internet - não podem ser, atualmente, a única forma de divulgação existente. O principal motivo é que para a marca ter relevância e ser lembrada pelo público, é preciso trabalhar e estar presente em outras plataformas, no caso, as redes sociais - principalmente agora, que 70% dos brasileiros estão conectados e a internet é o segundo meio por qual a informação mais circula.

O marketing online utiliza as redes sociais para fazer a divulgação do seu negócio, e uma das vantagens principais que essa estratégia proporciona é que, além de não ser necessário fazer apenas propaganda da sua empresa, é possível trabalhar de uma maneira mais humana, aproximando sutilmente o consumidor ao seu negócio.

Apesar dos dois tipos de marketing serem eficazes (como boa parte das coisas que se transformam), o segundo, online, oferece mais vantagens e benefícios. O que possibilita isso é que no ambiente digital é possível atingir o público certo, uma vez que segmentar os consumidores, alcançando apenas quem tem uma conexão com o seu negócio, resultando em pessoas engajada e não somente números. 

Outro fator que precisa ser levado em consideração, é que o marketing online é mais barato, o que, consequentemente, gera economia à marca, visto não ser necessário gastar com campanhas televisivas ou impressão de folder, por exemplo.

Com esse tipo de estratégia, é possível impulsionar a divulgação, o que acarretará possíveis resultados positivos para a empresa ou marca. Mas, não é só isso. Com a utilização do meio virtual, analisar o que é positivo ou negativo para o seu negócio e o melhor, fazer alterações caso seja necessário.