Saber a jornada em que o consumidor se encontrar é essencial para convertê-lo em usuário.
Já parou para pensar como as empresas sabem muito sobre você antes mesmo da sua procura por um produto pelo o qual deseja e, quando está prestes a buscar algo, a oferta simplesmente aparece em sua frente como se fosse o destino te dizendo que deveria adquiri-la? Se você faz parte dos que ainda não acreditam que existe conexão entre essas ações, está enganado, porque tudo isso não passa de uma base de leads.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em lead, afinal, é dessa forma que os jornais filtram uma notícia. Ao abordar o conceito em marketing digital, pode-se dizer que há uma leve semelhança, porque ele é o responsável por filtrar informações de possíveis consumidores e, posteriormente, oferecer o que está sendo procurado.
A forma como isso acontece é bem simples e nem percebemos. Geralmente quando procuramos algo de nosso interesse na internet, informamos nossos dados, como, por exemplo, ao responder uma breve pesquisa online. O que não levamos em consideração no momento é que essa ação ação possibilita que a empresa armazene nossos dados, e com eles crie uma base. Em outras palavras, no marketing digital, leads é o usuário em potencial de um produto ou serviço. Sua atuação é feita em três etapas:
Segmentação do público - Definir o que a empresa deseja e o que ela quer atingir facilita na criação de uma campanha direcionada para o público-alvo, tornando mais propenso de convertê-lo em consumidor. Por essa razão, mesmo após já ter conseguido um novo lead, é necessário fazer uma avaliação para descobrir os que são potenciais. Nesta fase, definir uma persona é essencial, pois assim será possível ter uma análise perfeita do público e criar uma conexão com ele.
Jornada do consumidor - Entender a etapa em que os leads se encontram colabora no processo de convertê-lo em cliente aos poucos, visto que quem está descobrindo o negócio não deve receber as mesmas informações de alguém que já está prestes a fechá-lo. Por isso, no momento de estudo dos leads, é preciso saber em qual jornada o consumidor se encontra, se é no aprendizado e descoberta, reconhecimento ou decisão.
Criar relacionamento - Divisões entre vendedor e consumidor, não existe mais. Atualmente, mais do que comprar, as pessoas desejam pertencer. Por isso, nao querem simplesmente adquirir o que você está oferecendo, mas criar uma conexão com a empresa e serem atendidas de acordo com a sua necessidade. O que mais buscam é uma marca que atue como amiga e esteja sempre pronta para atender suas demandas e necessidades.
O estudo dos consumidores sempre foi algo importante de se fazer, afinal, não é possível vender sem conhecer seu público. E com o avanço dos recursos tecnológicos e a grande quantidade de produtos semelhantes no mercado, a necessidade de descartar-se perante aos outros tornou-se essencial e é por esse motivo que apostar na base de leads antes de se lançar no mercado tornou-se fundamental.