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O que é clipping jornalístico?

Por: Leilane Ferreira

Avaliar os resultados dos clientes é algo indispensável na Assessoria de Comunicação. E utilizar o clipping jornalístico, é uma forma de ter um monitoramento preciso.

Fazer clipping é ter precisão a respeito dos assuntos estão repercutindo nos veículos de comunicação.

Quando uma agência de comunicação trabalha prestando serviços de assessoria de imprensa e relações públicas para uma empresa, organização, marca, produto ou figura pública, é fundamental que seja realizada uma avaliação de resultados. E o clipping é exatamente isso, um monitoramento de tudo que repercutiu sobre determinado assunto pela mídia – seja ela online, impressa, tv ou rádio.

Para que serve?

Por meio do acompanhamento das notícias relacionadas ao cliente, é possível elaborar relatórios que contribuam na estratégia de divulgação da assessoria de imprensa e da própria empresa, tendo em vista que o clipping facilita a identificação de matérias negativas, e posicionamento antecipado para conter uma futura crise de imagem.

Além disso, a clipagem de notícias possui grande importância no monitoramento do mercado, serviços e concorrentes, pois possibilita novos planos estratégicos de comunicação e marketing, tornando as divulgações mais eficientes.

Como funciona?

O serviço de clipping, na maioria das vezes, é contratado por empresas que possuem presença forte nos veículos de comunicação, seja pela mídia espontânea, gerada pelo trabalho de assessorias de imprensa ou pelo grande apelo midiático.

Independente do segmento do cliente monitorado, o clipping é realizado por empresas especializadas ou, em alguns casos, pela assessoria de imprensa, de maneira personalizada.

Como fazer?

Existem algumas ferramentas que são ótimas aliadas para identificar citações sobre a empresa, entre elas podemos destacar o Google Alertas, que envia para o e-mail cadastrado todas as notícias relacionadas à palavra-chave.

Fazer a busca manualmente, direto nos sites e jornais também é importante, além de estabelecer um bom relacionamento com jornalistas, que muitas vezes prestam a gentiliza de enviar a matéria publicada.

Vale lembrar do monitoramento de redes sociais e não restrição apenas a veículos de comunicação tradicionais, afinal, as mídias sociais têm um grande alcance de pessoas.