Com a correria do dia a dia, conteúdos rápidos e dinâmicos são o que a população mais tem procurado para se informar e entreter.
Provavelmente você já ouviu o ditado que diz “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. O podcast, de certa forma, comprovar essa teoria, pois trouxe o áudio novamente para o cotidiano. Para quem acompanha a História da Comunicação, o rádio foi uma das grandes invenções da humanidade e, por muito tempo, a principal forma de comunicação e transmissão de informação. Porém, com a chegada da TV, esse meio perdeu espaço, e, apesar de não ter sido extinto, ficou à beira de um esquecimento.
No entanto, com as reformulações dos meios de comunicação e adaptação aos consumidores, essa forma de comunicação tem sido uma das que mais crescem. Porém, agora, ao invés do rádio, existem também os podcasts, que podem ser comparados aos programas radiofônicos, mas situados no ambiente virtual. Essa analogia, se dá pelo fato de que esse recurso trabalha com temas específicos, ou seja, segue um direcionamento e tema específico, sendo a principal diferença do podcast a possibilidade de ser ouvido e baixado em qualquer lugar e hora.
Apesar do podcast ter sido inventado em 1980, a sua ascensão ocorreu quase 40 anos depois. E diferente do que acontecia na época, em que o direito de produção de conteúdo era restrito apenas a produtoras, hoje é possível criar um podcast próprio com assunto e linguagem que ache relevante e tenha domínio. Outro fator que marca a diferença entre os dois meios, é que antigamente o acesso dependia de um computador e um arquivo que permitisse a execução do conteúdo, mas agora, é preciso apenas um celular e um aplicativo.
Mas por que o podcast é a melhor aposta da atualidade? A resposta para essa questão está na praticidade. Quanto mais rápido e fácil você conseguir produzir o conteúdo, melhor a chance de chamar atenção do público e fixá-lo, e o podcast é exatamente isso. Pelo fato dele poder ser baixado, executado e reproduzido a qualquer hora do dia, as pessoas têm criado um apreço por essa mídia e a consumindo constantemente. Se fizer uma pesquisa a respeito da quantidade de consumidores que esse meio de comunicação tem, há grande chance de obter um valor elevado, principalmente porque muitas têm deixado as músicas, filmes e séries de lado durante o percurso até o trabalho, para ouvir podcasts.
Não é possível estabelecer um número exato a respeito da quantidade de projetos onlines que existem, porque a cada dia surge um diferente, mas, a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), até outubro de 2019, estimava que existissem cerca de 3000 programas no país. Esses dados evidenciam como o acesso à informação tem sido algo bastante procurado pelas pessoas e que agora elas selecionam os conteúdos que querem consumir, e não ficam à mercê do que é exposto pelas grandes mídias.