VOLTAR

Poucos seguidores e engajamento baixo? Isso pode ser shadowban

Por: Sarah Américo

Uso de palavras censuradas pode deixar seu perfil em segundo plano.

Shadowban pode ser revertido

Assim como todas as coisas na vida, as redes sociais também possuem regras que precisam ser seguidas, caso contrário, você pode sofrer medidas drásticas como a exclusão da sua conta ou medianas, como pequenas punições, como é o caso do shadowban. Já ouvir falar?

Essa penalidade pode ser considerada como uma punição e muitas vezes, em casos em que o usuário não é assíduo no instagram (plataforma onde a ação ocorre), ele pode acabar nem sabendo o que está acontecendo com sua conta. Essa medida faz com que o alcance das suas publicações diminua e os seguidores se estabilizem quanto ao crescimento. O motivo disso acontecer é porque você deve ter descumprido com algum requisito da plataforma, podendo até mesmo ser pela utilização excessiva de hashtags ou de alguma palavra que tenha sido suspensa.  

O shadowban pode ser classificado como um bloqueio aos desempenhos das publicações do seu perfil, atingindo feed e stories. Apesar dele ser uma barreira, não implica necessariamente que o conteúdo postado não aparecerá para os seguidores, pelo contrário, aparece, porém, não como prioridade.  

Como evitar?  

Está preocupado se as suas publicações estão cumprindo com o regulamento da plataforma? Algumas dicas para evitar o bloqueio silencioso são: 

  •   Respeitar o número de hashtags permitidas e a possibilidade de uso: a quantidade mínima de hashtags que podem ser utilizadas é de cinco e a máxima de 30. Quando fizer o uso, verifique se a palavra ou frase que deseja inscrever não está banida. Para saber se ela pode ou não ser utilizada, basta clicar no que foi digitado e notar se aparece alguma mensagem ou aviso do Instagram;  
  • Não faça publicações inapropriadas: apesar da conta ser sua, existem limites que precisam ser seguidos quanto ao conteúdo, e um deles é evitar fazer publicações que possam ser denunciadas devido ao descumprimento do termo de utilização;
  • Utilize hashtags comuns: já ouviu falar que “quanto mais melhor?” Pois bem, no uso de hashtags isso funciona perfeitamente. Utilizar termos que têm sido comuns no contexto atual e da plataforma é a melhor forma de se posicionar, pois o número de busca por essas entradas é alto, o que, consequentemente, possibilita um encontro mais fácil do seu perfil.

Sofri shadowbun! O que faço?

Se você já está sendo punido pelo Instagram, fique calmo, porque é possível recuperar sua conta e posicioná-la novamente. No entanto, é necessário seguir alguns procedimentos, como: fique três dias sem se conectar à sua conta; altere o perfil comercial para pessoal e, por mais complicado que seja ter um retorno, relate o problema a plataforma.