VOLTAR

Sociedade 5.0 e Indústria 4.0: as revoluções da nova década

Por: Sarah Américo

Nova transformação se aproxima da Utopia idealizada por Thomas More em 1516.

Sociedade 5.0 é apontada como a solução para os problemas mundanos.

A evolução do mundo e das ferramentas que o comandam é algo que acontece a todo momento. Porém, algumas são mais fortes e presentes do que outras, como é o caso de duas revoluções, uma que já estamos vivendo, indústria 4.0, e outra que pode se iniciar a qualquer momento, a sociedade 5.0 - ambas tendo a tecnologia como aliada.

Enquanto a revolução 4.0 veio para facilitar a vida das pessoas, agilizar as atividades antes braçais e fazer com que as marcas e empresas se aproximassem mais de seus consumidores através da humanização dos conteúdos, devido ao entendimento do que eles precisam, o conceito de sociedade 5.0, criado pelos japoneses em 2016, tem como principal ideal colocar o mundo a favor das pessoas e, com isso, proporcionar melhorias em suas na vidas.  

 Esse novo modelo social seria, basicamente, a Utopia sobre a qual Thomas More defendia em 1516, que se tratava de uma civilização igualitária. Percebe-se a semelhança quando ambos os modelos têm como valores a qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade. Sendo esse o motivo para o questionamento a respeito da sociedade 5.0 ser a solução para os problemas mundanos, pois aproxima-se da perfeição  

Com essa nova geração, ao invés de utilizarmos os recursos tecnológicos ou naturais apenas para a nossa satisfação, eles passam a ser cedido para todos. Agora, a inovação será capaz de diagnosticar doenças como o câncer, com muito mais precisão e rapidez do que os humanos conseguem. Outro fator que se destaca, é que a evolução da tecnologia não será possível sem a sustentabilidade, por isso, a preservação e o compartilhamento igualitário de recursos naturais terão de ser algo pensado e adotado por todos os setores, expandindo as energias renováveis e extinguindo os combustíveis fósseis.  

O aumento do uso da inteligência artificial, robótica e da automação são aspectos que continuarão presentes na sociedade 5.0, como já atuam junto a melhorias em aparelhos de saúde, carros e afins. Ressalta-se que, apesar dos avanços atuais, a utopia idealizada para essa nova sociedade, assim como a 504 anos atrás ainda é um presságio distante do que podemos ter.