VOLTAR

Tik Tok é o mais novo queridinho entre as redes sociais

Por: Sarah Américo

Aplicativo teve crescimento de 700% no mês de março.

Aplicativo de entretenimento também atua como divulgação de propagandas publicitárias e forma de processo seletivo.

Pode-se concluir que a China é a responsável por dois grandes acontecimentos do cenário atual: o primeiro, a pandemia causada pelo novo Coronavírus; o segundo, é a ascensão do Tik Tok. O aplicativo, que foi criado em 2016, está passando pelo seu auge agora. De acordo com o levantamento realizado na primeira sexta-feira de abril pela consultoria especializada em mercado mobile, App Annie, a plataforma desbancou Whatsapp e Facebook e foi o aplicativo mais baixado pelos internautas no primeiro trimestre de 2020.O Brasil e a Índia foram os principais responsáveis pelo aumento de 5% dos downloads.

Para quem não conhece o aplicativo, o Tik Tok nada mais é do que uma plataforma que permite que os usuários possam gravar vídeos curtos, fazendo imitações de famosos ou eventos marcantes nas redes sociais, desafios e danças. O fato dele ser um app de entretenimento e diversão, foi o responsável pelo seu crescimento de 700% em março, período em que começou o isolamento social em boa parte do mundo e fez com que as pessoas se vissem obrigadas a encontrar algo para entreter-se.  

No entanto, apesar de ser direcionado à diversão e passatempo, o app também pode ser utilizado para propagação de informações, mas mantendo a animação. O médico londrino Karan Rangarajan, utilizou esse app para informar as pessoas dos riscos em utilizar luvas cirúrgicas fora de casa e como deve ser realizada a retirada das mesmas após o uso, porque se não for feito de forma correta, ao invés de auxiliarem na prevenção ao COVID-19, podem vir a ser grandes vilãs na propagação do vírus.  

Apesar de cada dia mais conhecido e utilizado, uma grande questão a respeito do Tik Tok vem sendo discutida em países como Estados Unidos e Austrália. O motivo é a segurança dos usuários. Ambos os países proibiram os seus soldados e oficiais a utilizarem o app, porque afirmam tratar-se de uma forma de espionagem do governo chinês. Uma estudante do EUA já chegou a processar a empresa responsável pelo aplicativo.  

A insegurança não é a única ameaça suspeita da plataforma. O aumento do uso do Tik Tok está causando preocupações até mesmo nos queridinhos dos usuários, Instagram, Youtube e Spotify, pois sua ascensão ameaça o domínio das redes. A popularidade do app é tão alta que não só pessoas o utilizam, como empresas como Nestlé e Havaianas, passaram a fazer o uso da plataforma para divulgação de produtos e processo seletivo de candidatos.